Como montar tábua de frios? Descubra aqui!

Uma tábua de frios pode ser a escolha perfeita para uma ocasião mais simples ou para algo mais sofisticado. Mas você sabe como montar? Aprenda aqui!

 

Uma tábua de frios pode ser a opção ideal para várias ocasiões, como um encontro de amigos, para assistir um filme ou até mesmo para um encontro romântico. Ou seja, ela combina com uma variedade de situações e contextos.

Além disso, é uma ótima opção de aperitivo que harmoniza com diversos tipos de bebidas, como aquele belo vinho tinto em noite mais frias ou aquele suco refrescante em noites de verão.

Contudo, apesar de ser um arranjo simples e sem muitos segredos, saber como montar tábua de frios pode ser um diferencial na hora de servi-la e agradar as pessoas.

Afinal de contas a apresentação pode ser tão importante quanto a sua composição. E para tornar a sua tábua de frios harmônica, saborosa e balanceada, preparamos este conteúdo! Continue a leitura e saiba como montar uma tábua de frios!

 

Alimentos para compor a tábua de frios

Saber como montar tábua de frios pode tornar o visual da refeição mais bonito, além de facilitar a disposição harmoniosa, permitindo assim que todos os convidados tenham acesso a todos os frios no momento de se servir.

É possível utilizar uma grande variedade de ingredientes, desde carnes curadas, embutidos, queijos, conservas até geléias, frutas e entre outros para compor a sua tábua.

E o primeiro passo para saber como montar a sua tábua de frios é entender quais são as quantidades necessárias de cada item. Para isso, considere:

  • 100 gramas de carnes curadas e embutidos;
  • 100 gramas de queijos;
  • 100 gramas de pães;
  • 100 gramas dos demais ingredientes.

Sabendo as quantidades necessárias, é hora de escolher todos os itens da sua tábua de frios. Para acertar na escolha, considere as preferências de quem vai participar da refeição!

 

Carnes e embutidos

Apesar da tábua de frios ser composta de vários elementos, as carnes curadas e os embutidos são o principal ingrediente.

Por isso, montar uma boa tábua de frios inclui acrescentar uma variedade de opções de carnes curadas e embutidas.

Você pode acrescentar carnes curadas como presunto cru, copa e pastrami, e embutidos como, salame, mortadela, lombo defumado e peito de peru.

Ou seja, a ideia é mesclar vários destes ingredientes em pequenas porções dispostas em toda a tábua.

 

Queijos

Existem muitos tipos diferentes de queijos e, normalmente, as tábuas de frios contam com três a cinco tipos de queijos diferentes. 

Podem ser incluídos queijos do tipo:

  • Queijo de cabra;
  • Muçarela;
  • Muçarela de búfala;
  • Gorgonzola;
  • Roquefort;
  • Provolone;
  • Gouda;
  • Brie;
  • Comembert;
  • Gruyère;
  • Emmental
  • Parmesão;
  • Pecorino;
  • Queijos amarelos;
  • Entre diversos outros.

Por isso, a dica é escolher no mínimo três diferentes tipos, e cortá-los em cubos ou pedaços pequenos, para garantir que todos consigam se servir facilmente.

 

Pães

O pão é um dos ingredientes essenciais na tábua de frios, pois orna com praticamente todos os demais elementos presentes na tábua. 

Além disso, muitos dos outros ingredientes, como geleias e patês, precisam de seu auxílio para serem consumidos.

Também age para equilibrar os sabores de outros alimentos que possuem sabor mais intenso, como por exemplo queijos defumados e carnes curadas.

Assim, na hora de montar sua tábua de frios, a dica é sempre incluir algum tipo de pão, como integral, francês, pão italiano ou outro de sua preferência.

Se quiser dar um toque ainda mais especial à tábua de frios, você pode utilizar pães do tipo focaccias e baguetes, que dão um ar mais sofisticado.

Além dos pães, ainda podem ser incluídas torradinhas e alguns tipos de biscoitos.E para facilitar o seu consumo, a dica é servir os pães cortados em pequenas fatias.

 

Patês e geléias

Os paetês e geléias costumam ser um dos últimos ingredientes adicionados na tábua de frios, mas não são menos importantes.

São a opção ideal para serem consumidos com os pães e torradinhas. As geleias, por exemplo, dão aquele toque adocicado à composição. Além disso, existe uma gama muito grande de opções que agradam aos mais variados gostos.

Você pode incluir os patês de presunto, atum, ervas finas e azeitona. E geléias como a de morango, manga, damasco ou pimenta.

Portanto, escolha as opções que mais lhe agradam e a adicione em pequenos recipientes, acompanhados de espátulas e pequenas colheres.

 

Conservas

Se você  quer deixar a sua tábua de frios ainda melhor, pode apostar nas conservas.

Assim, você pode incluir itens como palmito, pepino, azeitona, ovos de codorna, ou a conserva de preferência.

Dependendo do tamanho das conservas, elas podem ser servidas inteiras ou cortadas em pedaços menores. 

 

Frutas

As frutas também são um elemento importante na hora montar uma tábua de frios.

Elas oferecem um sabor adocicado a composição, contrapondo os sabores fortes de carnes curadas e queijos.

Assim você pode incluir na sua tábua de frios frutas naturais, como uva, maçã, morango, figos, bem como frutas secas, como damasco, uva passa e tâmaras.

É sempre importante que os elementos sejam fáceis de serem consumidos. Então, frutas maiores como a maçã, devem ser sempre cortadas em pequenos pedaços ou cubos. 

 

Castanhas e nozes

As oleaginosas, como nozes e castanhas, além de serem saborosas, harmonizam tanto com alimentos doces como frutas, quando com salgados como carnes e embutidos.

Além disso, oferecem um sabor a mais a composição, conferindo um elemento crocante à tábua de frios.

Uma dica para você como montar a tábua de frios e garantir crocância na composição é apostar em várias opções, como noz, avelã, macadâmia, castanha de caju, castanha do Pará e pistache.

 

Nossa dica na hora de montar a tábua de frios é utilizar tábuas de madeira. Mas, se você não dispor de uma, é só usar a criatividade e adequar a preparação com o que você tiver disponível em sua casa, como uma bandeja de vidro.

Ou seja, ela é uma preparação versátil. Existem algumas dicas, como as que citamos neste conteúdo, para montar a sua, mas não é necessário seguir uma regra na hora da sua montagem.

Basta você escolher os elementos que mais agradam o seu paladar e dos convidados e montar a tábua como você desejar!
Gostou das nossas dicas? Lá no nosso blog você encontrará muitas mais dicas e conteúdos do universo culinário!

banner com chamada para download do e-book

Deixe um comentário

Leia também...