Fotografe pratos como um profissional

Cozinhar é um ato de amor! Seja um prato super elaborado, ou um lanche rápido, sempre que colocamos amor em uma tarefa ela sai com uma beleza a mais e – no caso de uma refeição – com o sabor do afeto! Agora, me conta: quantas vezes você quis registrar aquele prato lindo que fez para a família e a foto não captou o que você queria? Ou, pior. Você é empreendedor e precisa fazer a foto perfeita do seu trabalho e não sente que o registro valoriza o produto? Hoje vou te dar nove dicas para que você fotografe seus pratos como um profissional!

 

  1. Prefira luz natural

A luz natural valoriza a foto, ela deixa as cores mais vivas e reais. Então, sempre que puder, fotografe seus pratos durante o dia e perto de uma janela, ou em um ambiente onde entre bastante claridade. Se não der e você for fotografar à noite, não use o flash do celular, ele vai deixar seu prato com aspecto bem artificial. Escolha um ambiente bem iluminado e tente evitar o excesso de sombras. Você vai conseguir isso fazendo testes e tirando várias fotos até encontrar o clique perfeito.

 

  1. Coloque o prato em um contexto

Pode parecer clichê, mas é a pura verdade: nós comemos primeiro com os olhos. Então, capriche na montagem do ambiente onde seu prato vai ser fotografado. Se for na mesa, monte aquela famosa ‘mesa posta’. Aliás, temos um post que ensina a montar uma mesa bem bonita! Escolha talheres que combinam com a louça, coloque uma taça, uma toalha ou sousplat e até uma florzinha vai fazer a diferença. E preste atenção ao que tem ao fundo. Não deixe uma pilha de roupas ou brinquedos espalhados estragarem seu clique.

Ramequin com macarrão tipo talharini, presunto, tomate cereja e manjericão em um contexto, na mesa com pimenta, queijo e especiarias

 

  1. O prato deve ocupar a maior parte da foto

O objeto principal da sua foto – seja uma entrada, prato principal ou aquela sobremesa linda – deve ocupar cerca 80% do quadro. Isso quer dizer que ele é o protagonista, não deixe espaços vazios na foto. Também não exagere na quantidade de elementos que vão aparecer, procure não desviar a atenção de quem vai ver seu post, concentre-se em deixar o ambiente bonito, mas clean.

Panacotta com calda de frutas vermelhas decorada com folhas de hortelã

 

  1. Escolha uma louça bonita

Rocambole doce recheado com goiabada em um prato azul claro decorado com arabescos de goiabada

Pode reparar, fotos de restaurantes, docerias ou empresas que trabalham com alimentação sempre tem uma variedade de cores, tamanhos e formatos de louça. Elas têm o poder de valorizar a comida. É claro que em casa, você não precisa ter várias coleções de louças, mas sempre tem aquela que fica guardada para ocasiões e convidados especais. Que tal transformar você e sua família em pessoas especais? E o jantar de uma terça-feira ser a ocasião perfeita para usar uma louça bonita? Nós merecemos ter momentos agradáveis à mesa. Além de tudo, sua foto vai ficar linda com a louça de festa.

 

  1. Limpe a lente da câmera

Não ignore esse item. O celular passa o dia todo nas mãos, na bolsa, com as crianças que querem assistir vídeos e colocam os dedinhos da câmera. E a lente suja estraga qualquer foto. Tome o cuidado de limpar a lente da câmera do celular com papel higiênico ou um paninho macio para não correr o risco de riscar. Esse minutinho a mais pode salvar sua foto.

 

  1. Faça mais de uma foto

Antes, com as câmeras fotográficas analógicas, as fotos eram contadas, afinal era preciso comprar filme, bater a foto, levar para revelação e esperar ficar pronta. Depois das câmeras digitais, as desculpas acabaram. Pode tirar várias fotos para, em seguida, escolher qual ficou melhor. E, confie em mim, não aposte em um clique único e perfeito. Tire várias fotos do seu prato em ângulos diferentes, mude a disposição dos elementos. Enfim, faça testes. Depois, é só apagar as fotos que você não gostou. É sempre melhor ter opções para escolher e não se lamentar por aquele detalhe que você não tinha visto e apareceu no seu quadro.

 

  1. Aposte em efeitos de foco

Efeitos que desfocam o fundo da fotografia podem ficar bem bonitos para valorizar o prato. Esse recurso está disponível na câmera da maioria dos celulares. Coloque seu prato em evidência e deixe o fundo mais difuso. Ou, então, foque em detalhes do seu prato, como um morango bem bonito, por exemplo, no topo da sobremesa. Mas, cuidado! Não é porque o fundo está desfocado que ele pode estar desarrumado. Cuide dos detalhes.

Macarrão talhim com molho de limão, decorado com rodelas de limão siciliano e cheiro verde

 

  1. Tire fotos horizontais e verticais

Onde você pretende postar sua foto, no feed ou nos stories? Ou ainda, você vai enviar para clientes via WhatsApp? Essas informações influenciam no formato da foto, se ela será na vertical ou na horizontal. Cada rede social tem suas particularidades. Você vai perder qualidade se postar, por exemplo, uma foto vertical no feed do Instagram. Uma parte do seu post vai ficar escondido, porque não está no formato certo. Na dúvida, faça cliques das duas formas, assim você garante um post perfeito! 

 

  1. Evite filtros em excesso

As redes sociais oferecem uma variedade enorme de filtros quando você vai fazer um post (seja no feed ou nos stories). Também existe uma série de aplicativos de edição de imagens com filtros gratuitos. Cuidado para não se perder nessa brincadeira de editar foto. Os filtros podem até ajudar, desde que bem usados. Muitos deles mudam a cor e a textura da imagem. Isso pode acabar com a sua foto. Um prato que era lindo, colorido e cheio de camadas e ingredientes, pode ficar com aspecto estranho. Ao invés de ter vontade de comer, a pessoa que vê aquela imagem vai torcer o nariz.

Deixe um comentário

Leia também...