Turismo gastronômico: o roteiro ideal para amantes de massa!

O Brasil também é uma grande referência no turismo gastronômico, inclusive quando se fala em massas, com cores e sabores diversos. Conheça nossas sugestões de roteiro!

Quem nunca ouviu a frase: “fui fisgado pelo estômago”, que atire a primeira pedra. Pesquisas apontam que um dos grandes pontos de decisão ao programar uma viagem é a busca por conhecer a culinária regional. 

O Brasil, tanto para nós quanto para quem vem de outros países, tem se tornado um grande referencial neste quesito. Cada região tem sua culinária, sua cultura, mas há uma unanimidade em todas: a paixão pela massa! Macarronada, pizzas, lasanhas, enfim, tudo o que envolve uma  “bela pasta”.

Uma pesquisa realizada em 17 países, incluindo o Brasil, afirma que a massa é o prato preferido da grande maioria das pessoas entrevistadas. E, já que o nosso país é cheio de amantes de massa, preparamos sugestões de roteiros de turismo gastronômico.

 

Turismo gastronômico em São Paulo

A maior cidade do Brasil também é uma grande referência quando o assunto é turismo gastronômico. Colonizada por inúmeras etnias, São Paulo recebe pessoas do mundo todo, procurando uma oportunidade de melhorar a vida, a renda e o trabalho. Cada uma traz consigo costumes, sua cultura e também a gastronomia.  

Assim, a diversidade de restaurantes especialistas em gastronomia internacional é um ponto de referência na capital. Incluindo o melhor da cozinha francesa, italiana, asiática e latina. 

Um dos locais mais procurados é a Mooca, lá é o endereço onde muitas famílias italianas se estabeleceram quando migraram para o Brasil. Por isso a Mooca tornou-se uma referência quando se fala em comida italiana, especialmente a massa. 

Restaurantes italianos tradicionais inaugurados há décadas são fáceis de encontrar. Com destaque para a decoração, música e gastronomia, oferecendo uma diversidade de pratos como lasanhas, calzones, canelone, panquecas, massas frescas de vários tipos. Além disso, háde uma diversidade de molhos, salgados e doces, com iguarias requintadas ao gosto e bolso de todos.

Na maioria dos restaurantes, a bebida tradicional é o vinho, com espaços familiares e locais kids com recreadores.

 

Turismo gastronômico pelo Sul

Um dos lugares mais charmosos do Brasil, principalmente no inverno, é a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. E Canela, que é uma cidade bem próxima, também pode ser incluída nesse pacote! No local,  o turismo é o carro chefe da economia o ano todo.

No inverno, a busca pelo clima europeu leva milhares de pessoas para essas cidades.  Atraídas pelos inúmeros cafés espalhados, fábricas de chocolate, restaurantes que servem fondue, mas em especial, as sopas de agnolini e uma diversidade de massas com o tradicional “galeto ao primo canto”.

Em outras épocas do ano, há o Natal Luz, decoração de Páscoa, e assim o turismo segue forte o ano todo na região.

Colonizado por italianos, as mais diferentes receitas de massa, doces e salgadas, estão presentes em todos os cardápios oferecidos pela gastronomia local.

A capital gaúcha, Porto Alegre, também se destaca pelo turismo culinário e não falamos apenas em churrasco, mas nas mais diversas massas, oferecendo uma diversidade de cores, sabores e texturas. 

Desde os bares tradicionais com seus lanches e petiscos premiados, até os mais requintados restaurantes, liderados por renomados chefs.

 

Ainda no Sul

O nome da capital do Paraná, Curitiba, faz referência a “muito pinhão”. Mas nem só de pinhão se resume o cardápio dos curitibanos.

Com a colonização feita por diversas etnias, a cultura, assim como a gastronomia, é diversificada. Mas a massa ainda é o prato principal oferecido em muitos restaurantes da cidade, que se especializaram na diversidade de pratos e molhos.

A cidade está dividida em 10 polos gastronômicos, cada um conta um pouco sobre sua origem através dos pratos servidos.

 

Floripa também tem massa

Na capital dos catarinenses, Florianópolis, nem só de peixe e praia vivem os manezinhos. Mas também das mais variadas culturas gastronômicas, tendo a massa como base na maioria dos restaurantes à beira mar, na ilha ou no continente.

Os grandes polos gastronômicos da capital são Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha, Coqueiros, Lagoa da Conceição e o Mercado Municipal.

Turismo gastronômico no centro oeste do Brasil

Os estados do Centro Oeste do Brasil foram historicamente colonizados, na sua maioria, por imigrantes do Sul do país. Ou seja, italianos e alemães, carregando além da cultura e do dialeto, os costumes e a boa culinária. 

A região é rica em destinos voltados ao ecoturismo, onde os viajantes podem conhecer uma gastronomia variada, com a influência de diversas culturas. Os pratos típicos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal tem as suas particularidades, mas sempre com um toque especial das culturas de origem.

Assim, na referência gastronômica do Sul, os habitantes levaram, além do churrasco, uma diversidade de sabores e formas de fazer massa. Com molhos e acompanhamentos diferentes, como o molho branco, carbonara, bolonhesa, frango e alho e óleo. 

Além da tradicional massa elaborada com ovos e farinha branca, agora também podemos encontrar as massas integrais, as massas do Hulk com espinafre e as coloridas, com beterraba ou cenoura. 

 

Água na boca

A criatividade dos chefs continua atraindo os paladares e mudando conceitos das mais diferentes formas de fazer uma boa massa, no Brasil e fora dele. E tem para todos os gostos: da tradicional salgada até as doces, com chocolate branco e preto ou frutas.

Há quem prefira molhos com nozes, alho, azeite e pimenta; molho pesto com base no manjericão; pesto com couve; molho ao açafrão e abobrinha; molhos com verduras, azeitona e tantas outras, pois a criatividade não tem limites. É só fazer testes e se aprovado, incluir no menu do seu restaurante ou da família.

É possível encontrar a cultura da boa massa  em todas as regiões do Brasil, mas em algumas, como as citadas acima, com mais intensidade, carregada pelos imigrantes que colonizaram e trouxeram além da cultura, a arte, os costumes e também a boa gastronomia.

 

Continue acompanhando nosso blog para conhecer as sugestões de boa culinária!

 

banner para download do e-book O Guia da massa sem mistério da Franccini

Deixe um comentário

Leia também...