5 mitos sobre vendas que desvendamos para você!

No mercado há inúmeros mitos sobre vendas e neste conteúdo nós vamos desvendar alguns dos mais comuns. Confira!

 

Quando falamos em vendas parece que um muro se ergue na nossa frente, são barreiras que não acabam mais. 

Isso porque existem muitos mitos sobre vendas e, por vezes, eles podem acabar  impedindo que bons profissionais de vendas cresçam ou até mesmo comecem as suas profissões, por parecerem verdades incontestáveis.

Mas, como o próprio nome diz, estamos falando de mitos. Se basear nessas afirmações como verdades pode acabar impactando no seu negócio..

Assim é essencial que essas inverdades que cercam o ramo das vendas sejam desvendadas. Para isso é necessário compreender quais são estas e o porque são consideradas mitos.

Listamos os mitos sobre vendas mais comuns e explicamos um sobre cada um deles. Confira!

 

1. Pra ser vendedor tem que ter dom

“Ser vendedor é um dom”, esse é um mito muito difundido no meio do empreendedorismo, contudo um grande engano. 

Você já imaginou como seria fácil, nascer com um dom e simplesmente começar a atuar na área e se tornar um profissional de vendas reconhecido e de sucesso? Mas todo mundo sabe que não é tão simples assim, nada acontece num passe de mágicas, não é mesmo?

Além disso, mesmo que tenham alguma facilidade na área, vendedores de sucesso só chegam a esta posição, com treinamentos, cursos, práticas e qualificações constantes.

Ou em outras palavras, é o próprio bom vendedor que constrói a sua carreira, com base nos seus conhecimentos e esforços. Não é uma mágica e nem uma característica com a qual nascemos

 

2. Mitos sobre vendas: o cliente sempre tem razão

“ O cliente tem sempre razão”, é uma frase originada no ano de 1909 por Harry Gordon Selfridge. Ela é muito difundida dentro das empresas, para passar aos clientes a ideia de que terão sempre suas solicitações atendidas e para que os funcionários atendam aos clientes como estes desejam. 

Contudo, atender bem um cliente é diferente do que satisfazer todas as solicitações do cliente e em qualquer situação. Ou seja, prestar um excelente atendimento não significava que o cliente sempre terá razão e que suas exigências devem ser atendidas.

Mas é preciso ficar atento para não gerar conflitos desnecessários e perder clientes. Isso porque cada um, cliente e vendedor, pode ter seu ponto de vista.  

Este fato poderá acarretar em conflitos de interesses, opiniões e valores, resultando na insatisfação de ambas as partes.

Desta forma, é preciso sempre ter claro qual é a solicitação ou reclamação do cliente. E então, avaliar, para entender se o cliente de fato tem razão ou não. É importante respeitá-lo e buscar a sua satisfação, mas sempre mantendo os princípios e visão da empresa durante o processo de vendas.

A melhor estratégia de venda é sempre aquela em que as duas partes ganham e se beneficiam.

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3. Vendedor é tudo igual, só querem saber de “vender”

Assim como cada pessoa possui opiniões e personalidades diferentes, cada vendedor pode possuir táticas, estratégias e atitudes diferentes para realizar as suas vendas.

É claro que existem pessoas mal intencionadas no mercado, e que apenas tentam vender, mas não podemos generalizar essa informação.

Empresas e vendedores de sucesso não chegam a esta posição com a ideia de só vender e obter lucros – mas sim pelo reconhecimento e satisfação de seus clientes.

Um cliente não fica satisfeito por só ter comprado um produto ou serviço, a sua satisfação é construída através de um mix de fatores, desde o momento em que ambos entram em contato, até o pós venda, seja ela de longo ou curto prazo.

Por assim dizer, é um relacionamento, que para ser construído e ambos ficarem felizes e satisfeitos, deve atender as expectativas e necessidades dos dois lados.

Caso contrário, a relação torna-se inviável, sendo o distanciamento a melhor solução.

Ou seja, quando a venda ocorre de maneira satisfatória, o cliente tornará a fazer negócios, conferindo continuidade dos negócios e lucros a empresa.

 

4. Vender comida é difícil e o lucro é baixo

Este com certeza é um dos grandes mitos existentes, afinal de contas, comida é um item essencial e necessário para todas as pessoas. 

O setor de alimentação realiza vendas e gera lucros constantemente. Pois independente da situação que o mercado apresenta, se alimentar é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos..

Além disso, a pandemia impactou no consumo de alimentos, isso porque as pessoas passam mais tempo em casa, assim como tem mais tempo disponível para preparar refeições para sua família e amigos.

Ou seja, vender comida é um negócio muito promissor e com grande percentual de crescimento, já que não é um luxo, mas sim uma necessidade das pessoas.

Outro ponto importante a considerar é que não é um produto de longa duração, como uma roupa por exemplo, que o cliente pode comprar a cada 5 ou 6 meses. Sendo assim o cliente irá realizar a compra de maneira mais frequente se comparada a outros produtos.

A grande maioria das pessoas pensa antes de adquirir um sapato, por exemplo, mas dificilmente vai exitar em comprar algum tipo de alimento! Portanto, se você tem um produto de qualidade e boas estratégias de vendas, vender comida pode ser um negócio muito lucrativo. 

 

5. Desconto é a principal arma de vendas

Não dá para negar que o preço é um fator que chama muito a atenção dos clientes, sendo o fator de escolha para muitos, contudo não é o único modo de atrair clientes.

Oferecer preços baixos e atrativos não faz com que o cliente compre o seu produto ou serviço se ele não perceber as vantagens da aquisição dos mesmos.

Desta forma o vendedor tem que oferecer valor, ou seja, tem que ser capaz de mostrar aos seus clientes os benefícios que seus produtos e serviços podem proporcionar para os mesmos, independente do seu preço de venda.

O cliente quer ter as suas necessidades supridas ou problemas resolvidos quando busca por um produto ou serviço. E se você conseguir demonstrar que consegue resolver um destes, o cliente pode achar o preço solicitado justo para algo que atende às suas expectativas.

Assim, os dois lados sairão ganhando, o cliente por adquirir um produto de qualidade e que atende ao que espera, e o vendedor por ter conseguido realizar a venda e assim deixar o cliente satisfeito.

Mas claro, aqui não estamos dizendo que você não deve dar descontos em momento algum. Você pode sim, ter estratégias promocionais. Apenas não faça disso a sua principal estratégia de vendas. 

 

 

Como já diz o próprio significado de Mito:

Mito é uma tipo de crença construída sobre algo que não é verídico ou verdade.

Sendo assim, é preciso desmistificar esses mitos sobre vendas. Afinal, eles não podem te impedir ou atrapalhar a sua jornada!

Bons vendedores precisam compreender que mitos devem ser encarados de frente, porque não passam de coisas irreais.

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