O mercado de alimentação em 2020 teve um faturamento de 12,8% maior que o do ano anterior. Por isso, listamos aqui as principais mudanças que aconteceram e que continuarão em alta. Confira!
Não é novidade que a mudança do comportamento do consumidor afetou (e continua afetando) o modo como fazemos negócios atualmente. No mercado de alimentação não foi diferente: a pandemia trouxe uma nova forma de enxergar e efetivar o consumo.
Escolher pessoalmente as frutas e legumes nas feiras, por exemplo, já não é mais uma prioridade. Ir ao supermercado? Às vezes! Afinal, o delivery facilita o contato entre consumidor e empresa.
Ou seja, esse comportamento, embora continue sendo praticado por algumas pessoas, já não é mais o que está “em alta”. Ainda assim, de acordo com a Agência Brasil, o faturamento da indústria de alimentos em 2020 cresceu cerca de 12,8% e a tendência é que ele continue crescendo nos próximos anos.
Por este motivo, levantamos neste conteúdo as principais tendências de mercado de alimentação para 2021 e que prometem continuar em alta. Desta forma, você pode entrar mais “preparado” para este segmento, confira!
1- Alimentos saudáveis e com baixo uso de conservantes
A alimentação saudável, que antes era priorizada por um grupo “seleto” de pessoas, passou a ser um dos grandes pontos-chave da mudança no mercado de alimentação. O consumo de alimentos e bebidas que trazem algum retorno para a saúde, estão sendo muito priorizados.
Portanto, alimentos que são ricos em vitaminas e minerais, proteínas, vitamina C e D, por exemplo, estão no top 1 de escolha dos consumidores.
Ao encontro disso, está o uso de conservantes. Em busca do natural, o consumidor não quer mais aquele alimento ultra processado. Ou seja, produtos frescos, naturais, fabricados com alimentos de verdade e com baixo uso de conservantes estão sendo mais procurados e consumidos.
Desta forma, é possível perceber que para o novo mercado de alimentação o processo de produção fabril precisa ser humanizado. O fabricante que se preocupa com a saúde e o bem estar do consumidor irá conseguir um bom destaque na venda do produto. Neste caso, os alimentos precisam conter legumes reais em sua fabricação, serem frescos, conter nutrientes e fazer baixo uso de conservantes.
2- O mercado de alimentação conta com a praticidade
Alimentos práticos e rápidos de serem preparados é outra tendência para o mercado de alimentação em 2021. O home office, assim como a rotina agitada de quem trabalha fora de casa, são os principais indícios de que as pessoas procuram pela praticidade no seu dia a dia.
Desta forma, o consumidor está buscando uma forma de levar o seu dia a dia mais leve, prático, e ao mesmo tempo, saudável. Optar por produtos congelados, pré-prontos, pré-cozidos ou frescos, por exemplo, é uma tendência do mercado de alimentação fortíssimo para este ano.
No entanto, a praticidade não está somente no modo de preparo, mas sim, na forma de receber o produto. Ou seja, outra mudança bastante drástica também está no formato de entrega do alimento.
3- Foco no delivery
Durante o período de isolamento, ainda no começo de 2020, muitas empresas precisaram se adaptar ao formato de entrega e de consumo no setor de alimentação. Para garantir o bom desempenho e continuar vendendo, a solução encontrada foi o delivery.
Esse formato de entrega facilita e agiliza o dia a dia do consumidor, afinal, é possível agendar as entregas em horários que ficam bons para ele. Além disso, a entrega por delivery pode reduzir os custos para alguns segmentos, como é o caso da revenda de massas frescas.
Nestes casos, o revendedor não precisa ter uma sala comercial, pagar aluguel, água, luz e colaboradores, por exemplo. Basta uma geladeira, um celular e um meio de locomoção para efetuar as entregas.
4- Confiança e transparência
Outro ponto que é tendência do mercado de alimentação, é a confiança do consumidor com a marca/produto. Atualmente, saber de onde vem os alimentos, a forma de preparo, quais ingredientes são utilizados, como eles são armazenados, a data de fabricação e o período de validade, são itens muito avaliados pelos consumidores.
Ter todos esses dados em mãos, deixa o consumidor mais seguro do que ele está consumindo. Além disso, vem de encontro ao primeiro item que listamos neste conteúdo: o consumo de alimentos saudáveis e sem uso exagerado de conservantes.
Outro ponto positivo dessa mudança no mercado de alimentação, tem a ver com a fidelização dos clientes. Afinal, uma empresa que é transparente e que deixa claro ao consumidor o seu processo de fabricação e até mesmo os ingredientes que utiliza, está favorecendo para que ele volte a consumir.
5- Kits alimentares
Por fim, mas não menos importante, está o consumo de kits alimentares. Durante a pandemia, sair para comprar e escolher seus produtos em uma feira, por exemplo, deixou de ser uma prioridade.
Com isso, algumas empresas do setor de alimentação realizam a comercialização de kits alimentares, com entrega delivery. Ou seja, a empresa monta os kits conforme a necessidade da pessoa, e esse kit chega na casa dela, pronto para ser preparado.
Além de ser uma “inovação” no setor, é uma forma de incentivar o consumo e o preparo familiar, com produtos naturais, frescos e saudáveis.
Para finalizar nosso assunto de mercado de alimentação aquecido em 2021…
Diante de todas essas mudanças no mercado de alimentação, é possível perceber que o consumidor está cada vez mais preocupado com a saúde e a forma de preparo desse alimento.
Por isso, sempre que for pensar em garantir uma renda extra (ou principal), é imprescindível que leve em conta todos estes aspectos. Esses itens podem ser o fator de sucesso para aumentar a quantidade de vendas, assim como a lucratividade do negócio.
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