As especiarias e temperos são capazes de realçar ainda mais os sabores dos pratos, tornando a experiência de degustação ainda mais surpreendente!
Especiarias e temperos naturais fazem toda a diferença no preparo de qualquer prato, sendo assim essenciais em qualquer refeição.
Além disso, não são capazes apenas de trazer sabor aos alimentos, todos eles de alguma forma colaboram com a saúde. O alecrim, por exemplo, tem propriedades capazes de diminuir a pressão arterial e o estresse, e a noz moscada possui ação anti inflamatória.
Desta forma o uso de temperos e especiarias traz benefícios à saúde e um sabor especial às preparações.
E para você saber um pouco mais sobre este assunto, trouxemos alguns tipos de temperos e em quais pratos são mais utilizados. Confira!
Alho
O alho é um dos temperos mais utilizados na cozinha, harmonizando com uma gama enorme de pratos. Muito utilizado para temperar carnes, molhos crus e cozidos, arroz, para marinadas, sopas, pães e para aromatizar conservas e azeites.
É inclusive utilizado a séculos devido a suas propriedades medicinais.
Cebola
Assim como o alho, a cebola é um dos queridinhos nas cozinhas, um coringa que orna com uma gigantesca variedade de alimentos. É utilizada em sopas, carnes, legumes, saladas, risotos, tortas, bolos salgados, molhos e diversos outros pratos salgados.
Erva doce
A erva doce é um excelente tempero para dar aquele toque adocicado aos pratos, pode ser usado combinado com carnes de porco, saladas, pães, pratos doces e para o preparo de chás. Podendo ainda ser servida assada e em conserva como petiscos.
Gengibre
Muito usada em países como Japão, Ásia e Tailândia, o gengibre é empregado principalmente em preparações doce e azedas, bolos e biscoitos. Porém no Japão por exemplo é utilizado também para temperar carnes e ensopados salgados.
Manjericão
O tempero favorito na culinária italiana, o manjericão não pode faltar em massas secas, sopas, saladas caprese, pizzas, pesto e molhos frescos. Ou seja, é um tempero curinga nas preparações italianas.
Cúrcuma ou açafrão da terra
A cúrcuma ou açafrão da terra, apesar de serem plantas diferentes, são utilizadas normalmente nas mesmas preparações. Por exemplo para colorir sopas, caldos e carnes. Além disso, é a base da paella.
Canela
A canela é uma especiaria tão cheirosa que inclusive é utilizada como ingredientes de perfumes e aromatizantes de ambientes.
Com sabor marcante, é muito utilizada em preparações doces, como mingau, canjica, pudins e bolos. Na culinária oriental é também utilizada em pratos salgados compostos por frango, por exemplo.
Cravo
O cravo é um especiaria muito utilizada em doces, caldas, pães e bolos. Mas, assim como a canela em certos países,
Alecrim
O alecrim é uma das ervas mais aromáticas, sendo muito utilizada na culinária mediterrânea. É usado para preparações quentes que levam carne de frango e porco, como tempero de legumes assados e gratinados e para dar um toque em legumes e pães.
Colorau
Com sabor suave e adocicado, o colorau é uma especiaria derivada das sementes de urucum. É muito utilizada em carnes e molhos por conta da sua coloração avermelhada.
Páprica
A páprica é uma especiaria feita de pimentão seco e moído, podendo ser doce, picante ou defumada. Muito utilizada como corante de sopas, carnes e diversos outros pratos.
Cardamomo
Da mesma família do gengibre, o cardamomo é uma especiaria muito utilizada na culinária indiana.
Normalmente o cardamomo é usado para o preparo de pães e doces, para marinar carnes e até mesmo aromatizar o café.
Cominho
Muito empregada na culinária egípcia, o cominho é uma especiaria utilizada como tempero de pratos salgados, como carnes e sopas, e também para o preparo de chás.
Orégano
O orégano é uma erva aromática utilizada principalmente na finalização de pratos, salgados, massas, saladas, molhos, pizzas, carnes, peixes, legumes e com pratos que levam azeite e tomate, por exemplo.
Louro
O louro é uma planta de aroma forte e marcante, utilizada tanto na versão em folhas, quanto em pó. Seus principais usos são para temperar feijão, marinada de carnes suínas e vermelhas e na culinária mediterrânea e francesa.
Noz moscada
Assim como o cardamomo, a noz moscada é muito presente na culinária indiana. Possui sabor adocicado e um perfume forte que destaca principalmente o sabor de carnes.
Contudo, combina muito bem com purês de legumes e receitas que levam derivados de leite, além de ser utilizada também em compotas doces.
Pimenta do reino
Uma das especiarias mais antigas, a pimenta do reino é perfeita para dar um sabor picante e especial aos pratos.
Possui variações de cores, podendo ser encontrada nas variedades verde, vermelha, preta e branca e orna com praticamente todos os pratos salgados como carnes assadas, cozidas e grelhadas, saladas, sopas, legumes, omeletes e suflês.
Tomilho
O tomilho é uma erva da mesma família do hortelã e muito próxima ao orégano. Sendo muito usada para temperar carnes e molhos.
Combinações de temperos
Há também algumas misturas de temperos que costumam ser utilizados, combinando vários sabores e aromas que tornam os pratos ainda mais cheios de sabor.
Entre os mais usados podemos citar:
Curry
O curry é um mistura de especiarias, que leva cominho, semente de coentro, canela, gengibre, cúrcuma, cardamomo, erva doce, alho, pimenta do reino, dedo de moça e vermelha.
Devido a combinação de sabores, é muito utilizado em preparos líquidos, como molhos e sopas. Além disso, é indicado para temperar pratos mais leves, como peixes, frangos e frutos do mar.
Lemon Pepper
O Lemon Pepper é uma mistura de pimenta do reino com raspas de limão siciliano, muito utilizado para temperos de carnes brancas, como aves e peixes. Conferindo assim um sabor levemente cítrico aos pratos.
Tempero verde
O tempero verde é uma combinação de ervas, composta comumente por salsa e cebolinha. Em algumas regiões é acrescentado o coentro e a chicória à mistura.
Pode ser utilizado em diversas preparações, em pratos salgados como tempero de saladas, carnes e sopas, por exemplo. E até mesmo em sucos para atuar como diurético e relaxante.
Ervas finas
As ervas finas combinam manjericão, manjerona, sálvia, tomilho, alecrim e orégano. Utilizada principalmente para realçar os sabores das carnes, no tempero de molhos de tomate e legumes assados e cozidos, peixes e ovos.
Essas são alguns dos principais temperos e especiarias que podem ser utilizados em diversas preparações.
No entanto, cada região do país costuma ter os seus temperos preferidos e até mesmo exóticos. Desta forma é muito comum alguns temperos e especiarias serem mais utilizados em determinadas localidades do Brasil e do mundo.
Mas uma coisa há em comum em qualquer lugar: temperos e especiarias são essenciais nas refeições do dia a dia de todas as culturas, sendo o diferencial no sabor de qualquer preparo.
Escolha as suas preferidas e se divirta nas combinações!
Quer ter acesso a outras dicas do mundo da culinária? Continue acompanhando o nosso blog, e confira diversos conteúdos sobre o assunto!