Como abordar um cliente? Confira nossas dicas!

Saber como abordar um cliente é essencial para o sucesso das vendas e para a fidelização de clientes! Continue a leitura e conheça algumas dicas essenciais!

 

Seja na venda porta a porta, por telefone ou pelas mídias sociais, saber como abordar um cliente é fundamental para o sucesso nas vendas.

Afinal de contas, algumas ações ou atitudes podem impactar negativamente no seu negócio, além de afastar potenciais clientes.

Além disso, um bom atendimento pode ser um diferencial num mercado tão competitivo. Inclusive há diversas pesquisas que mostram que boa parte dos consumidores pagariam a mais por um produto ou serviço, se estes tivessem um atendimento de maior qualidade.

E este atendimento inclui também a maneira como os clientes são abordados.

Quer saber como abordar os clientes de maneira assertiva? Continue a leitura que nós listamos algumas dicas para ajudá-lo a ter uma abordagem mais certeira!

 

5 dicas de como abordar um cliente

Listamos algumas dicas simples e básicas para ajudar você a compreender como abordar um cliente de forma eficiente.

 

Saiba o que falar

Parece algo muito óbvio dizer que é necessário saber o que falar para os clientes. Mas muitas vezes não saber ou ter assunto para iniciar uma conversa pode ser um obstáculo já no início de um relacionamento.

Principalmente na primeira abordagem, quando ainda não conhecemos o cliente, algumas coisas são muito importantes, por exemplo iniciar com uma apresentação, que é seguida de uma introdução atraente.

Dentre as dicas para iniciar uma conversa, estão:

  • Dar saudações – Bom dia / Boa tarde ou Boa noite;
  • Se apresentar – falar seu nome e também perguntar o do cliente;
  • Pedir se conhece a loja, produto ou serviço – esta é uma forma de abrir espaço para você apresentar o que está vendendo ou apresentar informações extras;
  • Faça perguntas inteligentes – algumas perguntas induzem a respostas positivas, como: Quer conhecer um produto de alta qualidade e com um preço acessível?
  • Destacar os pontos certos – evidenciar as vantagens e benefícios do que você oferece. 

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Cuide com o que fala 

Quando se busca saber como abordar um cliente, é essencial  saber o que dizer. Mas também ter em mente o que não deve ser dito é primordial, principalmente num primeiro contato.

O que você deve evitar falar:

  • Gírias – se você ainda não conhece o cliente, evite utilizar gírias e expressões durante uma conversa. Isso porque utilizá-las pode demonstrar certa falta de profissionalismo;
  • Mentiras – ter uma conversa sincera com os clientes é fundamental. Sendo assim, nunca ofereça algo que você não possa cumprir;
  • Bajulações – nem todo mundo gosta de bajulações,  algumas pessoas até veem isso como algo invasivo e desrespeitoso. Ou seja, evitar elogios fora do contexto pode evitar situações constrangedoras.

 

Seja claro e objetivo

Ao entrar em contato com o cliente é necessário buscar entender e se colocar na mesma linha de raciocínio do mesmo, buscando sempre compreender a sua visão perante as coisas. 

Assim, é preciso ter em mente que você não deve apenas vender um produto para seu cliente, mas também ajudá-lo a resolver um problema existente. E isso vale pra tudo, desde como melhorar a produtividade em uma empresa até conseguir fazer um almoço caseiro de forma rápida para a família na correria do dia a dia

Contudo, também é preciso lembrar que não é somente você que precisa falar, é necessário dar espaço para o seu cliente falar o que deseja. Só assim será possível entender o cenário que ele se encontra e adotar estratégias mais assertivas.

 

Procure maneiras de cativar o cliente

Tentar encantar o cliente durante uma negociação é o objetivo da grande maioria dos vendedores. 

Compreender as necessidades e dores do cliente e demonstrar disposição para ajudar a solucioná-las e não somente tentar vender o seu produto, pode ser um caminho eficaz para conquistar clientes.

Um bom vendedor deve saber oferecer uma boa experiência durante a jornada de compra do seu cliente.

Algumas dicas para abordar o cliente da forma correta e ao mesmo tempo encanta-lo:

  • Respeitar o espaço do cliente, dando um tempo para que ele possa decidir sem sentir-se pressionado; 
  • Mostrar de que forma o seu produto pode ser uma solução para o ele;
  • Sempre que estiver com seu cliente, demonstre atenção e comprometimento com ele. Isto demonstra interesse em resolver o problema exposto;
  • Seja honesto durante a conversa. Sempre que surgirem questionamento, responda-os, ou diga com sinceridade que vai buscar mais informações;
  • Evite falar demais durante uma conversa ou despejar informações. De tempo para o cliente se expressar, é importante ouvir o problema do cliente para que seja possível identificar as soluções e assim expô-las.

 

Busque manter uma relação saudável com seus clientes 

Saber como abordar o cliente é fundamental, mas saber como direcioná-la também é muito importante.

E o motivo é simples, é a evolução desta conversa que definirá se a venda será ou não bem sucedida.

Assim é muito importante:

  • Estar preparado para possíveis contrariedades. Afinal é possível que você receba um não, opiniões contrária e rejeições, que precisam ser contornadas de maneira respeitosa;
  • Ter controle e inteligência emocional durante uma conversa. Empatia, controle emocional, habilidades sociais e autoconhecimento são fundamentais principalmente para quem lida com vendas;
  • Ser resiliente e aprender a usar momentos desfavoráveis no relacionamento com seus clientes, com o objetivo de melhorar o serviço prestado;
  • Saber esclarecer as dúvidas do cliente durante uma conversa, quantas vezes forem necessárias.

 

Abordar um cliente pode muitas vezes parecer uma tarefa difícil e assustadora.

Mas com paciência, prática e adoção de algumas dicas e estratégias básicas, você certamente criará uma conexão e uma relação de confiança com seus clientes e ainda irá garantir sucesso nas vendas.

Anote as dicas e mãos na massa!
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