Macarrão: os 13 erros mais comuns na hora de cozinhar

Macarrão parece uma comida fácil, simples e prática de ser feita, não é? Ainda assim, existem erros fatais que podem comprometer a sua receita!

Quando falamos em macarrão, temos claro em nossa mente que “macarrão é macarrão”, né? E muitas pessoas acreditam que cozinhar macarrão é algo simples, que é só colocar água e sal e esperar ferver que está tudo certo!

Mas, me conta: quantas vezes você já cozinhou um macarrão que ficou extremamente mole? E quando ficou duro demais? E das vezes ele empelotou e ficou todo grudado? E o momento de “Expectativa x Realidade”, que você esperava fazer o macarrão dos sonhos e acabou com uma polenta?! 

Bom, acho que temos alguns probleminhas na hora do cozimento, hein?!

E embora existam dois tipos de massa (a fresca e a tradicional) esses erros cometidos durante o cozimento são os mesmos. Então, cuidado!

No entanto, para que isso nunca mais aconteça com as suas panelas, preparei um checklist com os erros mais comuns na hora de cozinhar o seu macarrão. Eles estão elencados na ordem em que acontecem, então anota aí pra nunca mais cometê-los, ok? Se liga:

1- Usar uma panela muito pequena

Primeiro erro de todos: optar por uma panela muito pequena! Bom, se você vai cozinhar a premissa básica é que você saiba para quantas pessoas vai ser. Logo, escolher o tamanho da panela é fundamental.

E com o macarrão não é diferente… Se você escolhe uma panela muito pequena, acontecem mais 2 erros, que são os próximos que vou elencar aqui. Portanto, fique atento ao cozinhar macarrão: opte sempre por panelas maiores, se você acha que aquele tamanho está bom, não arrisque, pegue a próxima pra garantir!

2- Colocar pouca água para cozinhar

Não, você não pode cozinhar o macarrão com pouca água! Você deve ter em mente que o macarrão incha e que você precisa ter espaço para mexê-lo, para que ele não empelote. 

Portanto, quando você colocar pouca água, é bem provável que o macarrão vai embolar e vai ficar todo grudado. Minha recomendação é sempre 1 litro de água para 100g de massa. 

Então, opte por uma panela grande que caiba toda essa quantidade de água, ok?

3- Quebrar a massa para “servir” na panela

Lembra que eu disse que o primeiro erro iria causar mais dois, né? Então, nunca, jamais, quebre o macarrão para que ele sirva na panela escolhida.

O bom italiano vai surtar se ver você fazendo isso! A escolha do macarrão também dita o tamanho da panela que você vai usar, mas não dá para pegar uma panela pequena e querer que sirva um macarrão de metro, por exemplo. 

Então, tome cuidado com isso! Deixar a massa inteira é fundamental para o prato final e remete às tradições italianas!

4- Lavar/molhar a massa antes de levar ao cozimento

Este é outro erro fatal! Quando molhamos o macarrão, estamos removendo dele o amido. Isso faz com que, durante o cozimento, ele se grude e perca a aderência ao molho. 

Jamais faça isso.

5- Colocar a massa para cozinhar ainda na água fria

Quem nunca cometeu esse erro, que atire a primeira pedra! Cometer esse erro é estragar por completo o seu prato. 

A massa quando colocada na água fria demora muito mais para ficar cozida e fica toda grudada. Quando colocada na água fervente, só esta ação em si, já é meio caminho andado para que ela não se grude.

6- Incluir o sal na água fria

Esse erro não remete especificamente ao cozimento, mas sim ao tempo de fervura da água.

Quando o sal é colocado ainda na água fria, ela demora muito mais para esquentar. Então a minha dica é sempre colocar o sal depois que a água já estiver fervendo. A quantidade varia de 10g a 12g de sal por 100g de massa.

7- Usar azeite/óleo “para não grudar”

Isso é mito, mas é verdade! O azeite utilizado no cozimento deixa o macarrão com uma espécie de camada de proteção, como se fosse uma capa de chuva. Essa capa não deixa que a massa se misture ao molho. 

Ou seja, o molho não consegue penetrar na massa, não consegue transferir parte do seu sabor ao macarrão. Então: mito – a massa não ficará “desgrudada”; verdade – ela ficará separada do molho. Portanto, use o azeite e ao final do seu prato você terá macarrão de um lado e molho do outro.

8- Não mexer o macarrão

Jamais coloque o macarrão para cozinhar e se esqueça dele. Existem dois truques básicos para que a massa não fique empelotada:

  1. Colocar para cozinhar com água fervente
  2. Mexer, mexer e mexer

Esse processo é fundamental para que a massa não fique toda grudada, principalmente a massa espaguete, ou os tipos de fios que são mais compridos.

9- Não respeitar o tempo de cozimento

Esse errinho aqui, vou te contar… Ele pega muita gente desprevenida!

Sempre que você comprar um macarrão (seja ele fresco ou tradicional), observe que em cima da embalagem há o tempo de cozimento, e o tempo de cozimento “al-dente”.

O cozimento “al-dente” é aquele em que a massa fica com uma textura cozida por fora e um pouco mais crua por dentro. Se você quiser esse ponto, é preciso ficar de olho durante o cozimento, e tirá-la em torno de 2/3 minutos antes do indicado na embalagem.

Também, é possível remover o macarrão da água neste estado, para terminar de cozinhá-la dentro do molho.

Uma coisa que você jamais deve fazer, é cozinhar o macarrão, e deixá-lo dentro da panela com água. Isso faz com que ele continue cozinhando, mesmo se o fogo estiver desligado.

As consequências disso, você já sabe: fica mole demais, não tem gosto, fica grudenta… 

10- Jogar fora a água do cozimento

E você achando que cozinhar macarrão era só colocar água e sal, né? E jogar a água do cozimento, pode ou não pode? É errado ou não é?

Bom, a água do cozimento da massa é excelente para finalizar o molho, porque ela contém o sabor e o aroma dela. Então, ao remover a massa da água, coloque-a diretamente no molho, e acrescente a quantidade necessária para finalizar o cozimento. 

Como a água de fervura da massa contém amido, ela é mais espessa e auxilia a engrossar o molho. Mas lembre-se que essa finalização deve ocorrer em aproximadamente 1 minuto, não mais do que isso, ok?

11- Deixar o macarrão no escorredor

Se você quer ter uma massa bem seca e pegajosa, pode fazer isso. Mas, se você quer ter uma massa saborosa, com a textura que ela tem que ter e no ponto certo, não cogite essa possibilidade!

A massa mantida no escorredor acaba secando, e ela fica com uma textura péssima. Imagine receber seus convidados ou sua família com uma massa assim? Não dá não, hein!

Outro cuidado: utilizar o escorredor para remover a água da massa é quase que um mantra. Mas, um bom e velho italiano tira a massa com uma escumadeira (um garfo, pegador, ou o que você tiver em casa) e passa direto ao molho. Ou seja, tira da água, coloca direto no molho. Neste processo, cuidado para não quebrar seu macarrão!

12- Despejar o molho sobre o macarrão

Erro típico: isso é muito comum de ser feito, mas não pode! 

A massa é quem deve ser incorporada ao molho, e não ao contrário. Fazendo isto, você garante que a massa termine de cozinhar e absorva o máximo de sabor do molho.

13- Lavar o macarrão depois do cozimento

Assim como é errado lavar o macarrão antes de cozinhar, passar ele na água depois do cozimento também não é uma boa prática!

Com isso, a massa perde a sua textura e você acaba removendo o amido contido ao redor dela.

Erros mais comuns apresentados! Eu espero que depois de ler esse conteúdo você não cometa mais nenhum deles, ok? 

 

 

Ah, mais uma dica: para facilitar a sua vida, existem as massas frescas, que são muito mais práticas e simples de serem preparadas. Você precisa apenas aquecê-las e incrementá-las ao molho, somente isto! Com elas você tem um prato pronto em poucos minutos e sem margens para erros. 

 

E então, já cometeu alguma dessas gafes? Conta pra gente nos comentários quais eram e como ficavam seus pratos! Ficou alguma dúvida? É só deixar aqui nos comentários também!

Este post tem 8 comentários

  1. Maria da Conceição Lessa Cezar

    Ótimas dicas : aembalagem do spaghetty diz pra lavar com água fria depois de cozido e eu não concordei . Preferi certificar-me . Obrigada !

    1. Franccini Massas

      🙂

    2. Carlos silas

      Bom dia , que dica maravilhosa, eu neste momento estou fazendo ao molho branco, com Bacon, realmente tirou todas minhas dúvidas, sou apaixonado por macarrão.

      1. flavio@franccini

        Ficamos felizes que o post tenha te ajudado, Carlos! Depois conta pra gente como ficou.

  2. Laura Andrea

    Depois de ler essa matéria, tenho certeza que minha macarronada sairá top 👏👏👏 sanou todas minhas dúvidas!

    1. Rosana Gatto

      Que maravilha, Laura! Ficamos muito felizes em ajudar. Agora conta pra gente como ficou a sua macarronada depois de seguir as nossas dicas. 😍

  3. Renata Cristina Gonçalves

    Vou por em prática até então tava fazendo errado o macarrão 🍜 tomara que eu consiga agora 😉

    1. Franccini Massas

      Ficamos felizes que o post tenha te ajudado, Renata! Depois conta pra gente como ficou! 😉

Deixe um comentário

Leia também...