Plano de negócio: sua importância e como fazer o seu!

O plano de negócio funciona como um mapa, guiando o empreendedor durante os processos e evitando que ocorram imprevistos pelo caminho! Saiba como fazer o seu.

 

Você já ouviu falar em plano de negócios? Para ter um negócio de sucesso não se conta com a sorte, mas sim com um bom planejamento, e o plano de negócios tem este propósito.

Independente de ser um negócio novo, ou de já ter algum tempo de mercado, antecipar e criar estratégias para lidar com as diversas situações que surgem e atingir seus objetivos é primordial para estar preparado para os desafios pelo caminho.

E a melhor forma de fazer isto é criando um plano de negócios. Para ajudar trouxemos este conteúdo para falar sobre a importância do plano de negócios, quais informações ele deve conter e como ele pode ser útil para você!

 

O que é um plano de negócio e para que serve?

Um plano de negócios é uma espécie de documento que descreve todos os objetivos que precisam ser seguidos, para que os mesmos sejam alcançados, de maneira mais segura nos diversos modelos de negócio.

Assim, visa identificar os principais pontos para diminuir os riscos, e até mesmo evitá-los.

Mas é necessário atenção: o plano de negócios não é apenas um conjunto de simples informações e idéias, é um documento criado a partir de pesquisas e análise de mercado de negócio reais.

Assim o plano de negócios formaliza os objetivos do negócio e como serão atingidos, abrangendo todas as áreas do negócios, como vendas, financeiro, logística e marketing.

 

Qual a importância de um plano de negócio?

Imagine que você tem a ideia de comprar um carro, uma casa ou até mesmo um sofá? Imaginar é fácil, afinal, a todo momento visamos adquirir algum bem, mas você sabe como conquistar isto, sem sufocos?

Apesar de alguns desses objetivos serem mais simples de serem alcançados do que outros, durante o processo de aquisição algumas adversidades podem surgir e atrapalhar o seu planejamento, causando problemas.

Desta forma é fundamental ter planejamento, ou seja criar um passo a passo de como você chegará ao seu objetivo de modo eficiente e seguro. E quando falamos de um negócio próprio, isso também acontece.

Por este motivo, o plano de negócios foi criado, como forma de criar um mapa do percurso e com o objetivo de:

  • Evitar adversidades e desvios durante o processo;
  • Manter a assertividade nas decisões;
  • Otimizar a gestão do negócio;
  • Identificar pontos fortes e fracos dos processos;
  • Verificar se os resultados esperados foram alcançados;
  • Estabelecer metas;
  • Criar planos de ação;
  • Estabelecer metas.

 

Como elaborar o seu plano de negócio

A elaboração do seu plano de negócio é baseada em informações, uma espécie de resumo, no qual devem constar todos os dados necessários sobre cada etapa do negócio. Confira os principais pontos para elaborar seu plano de negócios!

 

Conheça os seus produtos

O primeiro passo para um plano de negócios é conhecer bem o produto que você vende.

Desta forma é fundamental você ter um conhecimento detalhado do produto, ingredientes, composição, principais usos, precauções, vantagens, benefícios, entre outros – você precisa dominar o assunto.

Procure entender e conhecer todas as informações sobre o produto que está vendendo, assim você poderá criar estratégias de vendas mais assertivas.

Além disso, conhecer bem o produto é uma tática aliada no processo de vendas, podendo ser a diferença entre fechar ou não um negócio.

 

Identifique o seu negócio

Assim como conhecer bem o produto que você vende é fundamental, entender o seu negócio também é. De nada adianta planejar ações e metas, e não ter instrumentos e condições para concretizá-los.

Desta maneira é preciso ter o conhecimento sobre todos os aspectos do negócio, como estratégias adotadas nas vendas, capital de giro, valor investido em cada etapa, entre outros.

Fique atento a todos detalhes e coloque tudo na ponta da caneta para não correr o risco de deixar nada de lado na hora de montar seu plano de negócios.

Além do mais, é a partir destes levantamento que se identifica os pontos fortes e falhos do seu negócio, para assim criar ações e estratégias certeiras.

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Analise os dados de vendas

Conhecer os dados de vendas anteriores é uma boa maneira de realizar ações futuras mais certeiras e evitar erros já cometidos.

Além disso, você pode coletar os dados de clientes que já compraram com você, separando-os de acordo com faixa etária, local de residência, produtos adquiridos, investimentos, entre outros. 

A partir desta informação ficará mais fácil você montar o seu plano de negócios, ou até mesmo criar estratégias e metas específicas para cada grupo de clientes, tendo maiores possibilidades de acertos e efetivação dos objetivos.

Uma dica importante é buscar conhecer os concorrentes, suas estratégias de vendas, formas de divulgação, táticas de atração dos clientes, entre outros. Isso possibilita ter uma visão mais ampla do mercado, além de permitir tirar ideias e lições valiosas, que poderão ser ajustadas e aplicadas no seu negócio.

Se você está iniciando suas revendas, não se preocupe, faça um resumo breve da descrição do negócio, objetivos, produtos, público alvo, investimentos, lucros objetivados, entre outras informações que ajudem você no planejamento.

 

Tenha metas realistas

Metas são importantes para nos manter motivados e incentivar a busca pelo constante aperfeiçoamento. Contudo ao criar metas para o seu negócio, é importante que elas sejam realistas e que possam ser cumpridas.

E neste ponto é importante se fazer alguns questionamentos, como:

  • Qual lucro preciso ter para que eu tenha sucesso?
  • Quantos clientes preciso conquistar para atingir o lucro esperado?
  • Preciso vender em média quanto por semana ou mês para cobrir o meu investimento?

A partir do levantamento destas e outras informações fundamentais, fica mais fácil definir os objetivos. Além disso, é importante ter bem definido um plano financeiro, capaz de controlar e identificar todos os investimentos e ganhos, para traçar objetivos mais efetivos.

 

Pense nas estratégias

Com todos os dados e metas em mãos, é hora de montar as estratégias que você irá adotar para atingir os objetivos.

Com base nos levantamento feitos, entenda quais estratégias estão dando certo e busque aperfeiçoá-las a fim de melhorar os resultados.

Da mesma forma, as estratégias adotadas que não dão muito resultado devem ser corrigidas ou até mesmo eliminadas, se não apresentarem retornos satisfatórios.

Pense bem nos seus objetivos e em quais ações e ferramentas poderiam ser utilizadas para você chegar lá. Mas não se esqueça que precisam ser ações realistas e que possam ser executadas.

Se você está começando no ramo de revendedores, monte as suas estratégias e coloque-as em prática. Então vá ajustando o que for necessário durante o processo, só assim será possível chegar em ações eficazes.

Elaborar um plano operacional é uma ótima maneira de descrever como funcionará o desenvolvimento do plano de negócios, para que este seja executado de maneira mais certeira.

 

Avalie os resultados

Após montar as estratégias e colocá-las em prática, é importante reservar um tempo para conferir os resultados. Até mesmo porque ao longo do caminho algumas adversidades poderão surgir, sendo necessário realizar alguns ajustes no plano de negócios.

A partir da análise, corrija o que deu errado e verifique se o que está dando certo pode ser melhorado, maximizando os resultados.

Assim é possível atingir os objetivos, da maneira mais assertiva possível, atingindo os resultados esperados e garantindo o retorno desejado.

 

O plano de negócios é uma ferramenta muito eficaz de planejamento, pois permite ter uma visão mais ampla e segura do desenvolvimento de todos os processos executados durante a venda de produtos ou serviços, garantindo que o negócio prospere e com o mínimo de riscos possíveis.

Para mais dicas e informações relacionadas a vendas, continue acompanhando o nosso blog! Conheça o programa de revenda da Franccini para ter uma renda extra de verdade!

 

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