Quero empreender! Como saber se é o momento certo?

Quero empreender, mas não sei como começar? Se esse é o seu caso, continue a leitura e confira nossas dicas! 

Tomar a decisão de empreender pode ser uma tarefa um tanto quanto assustadora e trazer muitas dúvidas. Afinal, pode ser uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa.

E, como acontece em boa parte de nossas decisões difíceis, envolve  dúvidas e incertezas, porque não existe um passo a passo de como realizar este processo. E é neste momento que surge a pergunta na mente – quero empreender, mas será que este é o momento certo para isto?

Mesmo em momentos de crise e adversidades algo é fato, o brasileiro possui um desejo empreendedor muito acima da média global. Cerca de 70% dos brasileiros entrevistados em uma pesquisa da Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), apontaram o desejo de abrir os seus próprios negócios nos próximos anos.

Contudo, apesar de terem ótimas ideias, muitas pessoas acabam não colocando-as em prática com medo de falhar ou não saber se é o momento certo ou errado para dar o próximo passo.

E para ajudar você a entender qual o melhor momento para empreender trouxemos este conteúdo. Continue a leitura e saiba mais!

 

Principais características de um perfil empreendedor

Muitas pessoas se perguntam se tem um perfil empreendedor antes de iniciar o seu negócio, afinal é uma decisão muito importante.

Quando você se fizer o seguinte questionamento – quero empreender, mas não sei se este é o momento certo? – primeiramente você pode analisar se possui algumas das características de um bom empreendedor.

É claro que não existe uma regra para ditar uma pessoa empreendedora ideal, contudo existem algumas características que podem ser percebidas na grande maioria de empreendedores no mercado e que aumentam as chances de sucesso.

 

Autoconfiança e coragem

Coragem é o primeiro passo para empreender, desta forma é uma das principais características de um perfil empreendedor. É esta qualidade que faz com que uma pessoa saia da sua zona de conforto e se arrisque em busca de novos objetivos.

 

Iniciativa

De nada adianta tomar a decisão de empreender, se esta ideia não for colocada em prática.

Desta forma, ter iniciativa é fundamental caso queira começar a empreender.

Por meio dela o bom empreendedor é capaz de criar oportunidades e perceber possibilidades.

 

Persistência

Nenhum negócio está livre de alguns obstáculos. Assim, ser persistente, esforçado e não desistir dos objetivos é primordial para ter um negócio de sucesso, independente das dificuldades e situações que surgirem ao longo do caminho.

 

Liderança

Quero empreender e não sou bom em liderar, prefiro colocar a mão na massa, isto significa que não serei um bom empreendedor?

A liderança é uma característica importante quando você vai atuar com uma equipe de pessoas, por exemplo, mas você também pode ser um ótimo empreendedor executando tarefas, como no caso de optar por uma revenda.

 

Capacidade analítica

Outra característica muito importante é a capacidade de analisar todos os pontos de um negócio, essenciais para um planejamento eficiente e para o alcance dos objetivos e metas.

Esse ponto é essencial para que o empreendedor tenha a habilidade de identificar oportunidades adequadas com o seu perfil, bem como encontrar maneiras inovadoras para a resolução de problemas.

banner para download do e-book Renda extra sem mágica da Franccini

Criatividade

Criatividade é muito importante num perfil empreendedor, principalmente nos momentos de adversidades. Ser criativo muitas vezes é pensar “fora da caixa” e enxergar novas possibilidades.

Ou seja, a criatividade é capaz de motivar e mudar a forma de pensar e trabalhar, visando a remoção de obstáculos e o alcance das metas e objetivos.

 

Quero empreender, como saber qual é a hora certa?

Não existe exatamente um momento certo para começar a empreender, seja abrindo sua própria empresa ou optando por trabalhar com produtos de terceiros. 

O momento certo é aquele em que o empreendedor decide que deseja colocar a sua ideia em ação, bota a mão na massa e vai atrás dos seus objetivos.

Se você nunca empreendeu e não tem experiência, o melhor que tem a fazer é não reinventar a roda.

A nossa dica é que você opte por uma parceria com uma empresa já estabelecida, que dê todo o suporte necessário aos revendedores, como é o caso da Franccini, que proporciona mentoria semanal aos revendedores, para ajudá-los a terem mais sucesso.

Isto torna o processo mais tranquilo, já que você terá o suporte de pessoas experientes na área de empreendedorismo.

Se tornar um empreendedor envolve várias decisões e a avaliação de uma série de fatores e variáveis, a fim de decidir se vale mesmo a pena. Desta forma alguns pontos precisam ser analisados antes de tomar a decisão de empreender. 

 

Determinar o ramo de atividade

Primeiramente é necessário definir o nicho em que você deseja atuar: por exemplo, você quer investir no ramo automotivo, de beleza ou de alimentos?

Se você ainda não sabe exatamente qual é o ramo, observe o mercado para identificar boas oportunidades e também perceba onde você possui mais conhecimentos e habilidades. 

 

Estudar o mercado

Busque conhecer o mercado, para entender se sua ideia será bem recebida pelo seu público alvo.

Estude a concorrência e tendências para identificar qual pode ser o melhor ramo e momento para empreender. Você pode optar, por exemplo, por trabalhar revendendo produtos de outras empresas que têm grande aceitação no mercado, como é o caso das massas frescas da Franccini.

 

Elabore um plano de negócio

Defina as metas e objetivos, elabore um plano de negócios para entender como o seu negócio vai funcionar.

Planejar é uma das fases mais importantes quando se fala em começar a empreender. Isso porque permite ter uma visão mais detalhada do negócio.

 

Tenha autoconfiança 

Ter um certo nível de autoconfiança é essencial para ter sucesso em um negócio.

Quando você tem segurança e confia nas suas habilidades fica mais fácil colocar uma ideia empreendedora em prática e buscar meios para ela dar certo.

 

Tenha um planejamento financeiro

Mesmo que a sua ideia de empreendedorismo esteja ligada a um pequeno negócio, estar preparado financeiramente é essencial. Caso você já esteja empregado, pode optar por seguir com sua colocação profissional, e dedicar parte do seu tempo para empreender. 

Neste caso, optar por revender pode ser uma excelente alternativa, assim não é necessário abrir o próprio negócio e arcar com todos os custos.

É uma forma de ganhar dinheiro, estabelecer os seus próprios horários, obter alta lucratividade e ainda adquirir conhecimentos sobre o mundo do empreendedorismo.

Além disso, trabalhar como revendedor possibilita conhecer muitas pessoas e formar uma boa carteira de contatos.

 

Se está em busca de renda extra e oportunidades para se inserir no mundo do empreendedorismo, conheça o programa de revendedores Franccini!

E para ter conhecer mais dicas e informações relacionadas a área de vendas, continue acompanhando o blog!

Seja um revendedor

Deixe um comentário

Leia também...