Começar a empreender: os principais desafios e boas práticas!

Quer começar a empreender e tem medo dos desafios que irá enfrentar? Conheça aqui os principais desafios e boas práticas para ter sucesso no negócio!

Em um mercado em constantes mudanças, é natural que surja a vontade de empreender e ter seu próprio negócio, ou até mesmo uma fonte de renda extra.

Se você está pensando nisso, saiba que empreender não é nenhuma mágica: o grande segredo é dedicação e consistência. E, com isso, é possível alcançar resultados incríveis! 

Além disso, principalmente no início, é normal ter várias dúvidas e enfrentar desafios. Mas nada disso torna a tarefa de empreender impossível, ok? Afinal, desafios podem e devem ser superados!

Então, se você já tomou a decisão de que é o momento certo para buscar sua renda extra, continue a leitura e conheça alguns dos principais desafios e boas práticas dessa jornada. 

 

Quais os principais desafios enfrentados ao começar a empreender?

Enfrentar desafios é super normal, e nos impulsiona a crescer e aprender mais, independente da área em que surgem. E com a decisão de empreender não seria diferente. Confira os principais desafios que você pode enfrentar nesse processo e o melhor: como superá-los!

 

Falta de experiência

No momento de começar a empreender um dos grandes desafios enfrentados é a falta de experiência ou conhecimento na área de atuação pretendida.

Esta falta de experiência faz com que muitos empreendedores tenham dificuldades em estruturar, organizar e gerenciar os seus negócios, ou até mesmo desenvolver certas atividades

Uma dica para solucionar este problema é buscar por cursos e materiais de pessoas que tenham o conhecimento no assunto no qual você tem dúvidas. Para que assim possam transmitir os seus conhecimentos e experiências, e ajudar você nessas tarefas.

Além disso, é importante buscar aliados profissionais. Ou seja, pessoas ou empresas que já tenham o conhecimento na área de interesse. Para os processos se tornem mais simples de serem realizados e os conhecimentos sejam somados.

Quando falamos da revenda de produtos, por exemplo, uma das grandes vantagens é contar com o apoio de uma equipe de pessoas que conhece o negócio e pode auxiliar no que for necessário.

banner para download do e-book Renda extra sem mágica da Franccini

Entender qual o momento certo de colocar o plano em ação

Isso é uma dúvida muito comum entre pessoas que desejam empreender: saber o momento em que é hora de parar de planejar e partir para ação. Esse assunto é tão importante, que até já preparamos um conteúdo em nosso blog, sobre como saber qual é a hora certa de empreender

Dispor de um bom planejamento é fundamental para você começar a empreender, contudo, em algum momento é necessário tirar os planos do papel.

Desta forma, após realizar um bom plano de negócios, e organizar todas as informações necessárias, é a hora de colocar as ações em prática. Só assim você poderá visualizar se suas estratégias são eficazes ou se necessitam de ajustes.

 

Conquistar os primeiros clientes

Um dos desafios enfrentados pelos empreendedores é realizar as primeiras vendas, ou seja, conquistar os primeiros clientes. Você pode optar por oferecer os produtos para familiares e amigos, ou até sair pelo bairro no tradicional porta a porta. E neste ponto é possível aplicar uma série de técnicas de vendas para demonstrar as vantagens e benefícios do produto que você está oferecendo. 

Depois de fechar as primeiras vendas, você também pode pedir feedbacks aos clientes, tanto sobre sua abordagem quanto sobre a qualidade dos produtos.  

 

Estimar os custos do negócio

Estimar os custos de um negócio pode ser uma tarefa complexa, ainda mais para quem está começando a empreender.

Contudo, é importante compreender os gastos que o negócio trará. Assim como o investimento necessário para colocar os planos em ação e qual será o retorno desse investimento. 

Desta forma, antes de colocar o plano em ação, ainda no momento do planejamento realize um levantamento detalhado de todas as etapas e gastos. 

Mas tenha em mente que nem todo negócio demanda um alto investimento financeiro. A revenda de massas fresca, por exemplo, é uma excelente alternativa para quem deseja empreender e buscar uma renda extra.

Isso porque, a empresa é responsável por todo o processo de elaboração e fabricação do produto. Ou seja, o revendedor receberá o produto pronto, sendo necessário apenas dispor de um geladeira para armazenagem do produto e um celular.

 

Boa práticas que podem ajudar você ao começar a empreender

Agora que você já conhece alguns dos principais desafios de começar a empreender, e também sabe como superá-los, confira a lista de boas práticas que preparamos.  

 

Conheça bem o seu ramo de atividade

De nada adianta tentar vender um produto que você não conhece, não é mesmo? Portanto, busque o máximo de informações sobre o ramo de atividade e o produto que você deseja comercializar.

 

Conheça o mercado

Para quem você vai vender? Conheça o mercado, a concorrência e identifique oportunidades de vendas. 

 

Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é uma importante ferramenta, que descreve todos os objetivos, estratégias e ações para tirar os planos do papel, servindo como um guia na sua jornada empreendedora. 

 

Trabalhe com metas

Quanto você deseja vender por mês? Estipule metas para o seu negócio, levando em consideração o tempo que você tem disponível para se dedicar a ele. A partir disso, desenvolva um plano de vendas com as ações necessárias para atingir seus objetivos. 

 

Conhecer os principais desafios enfrentados no mundo do empreendedorismo, evita que você tenha surpresas desagradáveis ao começar a empreender.

Afinal, você já estará preparado na hora que elas surgirem, e saberá como agr nessas situações.

Se você quer empreender para ter uma renda extra, conheça o nosso programa de revenda e seja um revendedor Franccini!

Seja um revendedor

Deixe um comentário

Leia também...